Descrição
Neste ensaio, Victor I. Stoichita segue o percurso de um tema central da cultura visual do ocidente e um dos desafios técnicos e simbólicos mais persistentes da história da arte e das imagens: a representação e o significado das sombras.
A representação da sombra é tão antiga quanto a própria arte. Já na lenda inaugural de Plínio, o Velho se conta que uma jovem rapariga traçou sobre um muro a sombra do homem que amava, antes que ele partisse para uma longa viagem. Esta narrativa é significativa da dialéctica da presença/ausência na qual se traduzem as subtis relações entre a necessidade das imagens e a expressão das emoções, manifestações próprias do desejo e da condição humana.
Ao considerar os fundamentos da sombra, desde a Antiguidade grega até à contemporaneidade, ao interpretar os mitos clássicos e a concepção medieval e renascentista, ou ainda, os contos populares e de fadas, ao percorrer os textos de Cennini e Vasari, de Lavater e de von Chamisso, ao analisar obras de van Eyck, Poussin, Malevich, de Chirico, Picasso e Warhol, mas também o cinema expressionista alemão, a fotografia e a psicologia infantil, o autor interpreta não só uma vasta iconografia da sombra, e a história dos princípios fundadores da arte – através da figura do autorretrato, da silhueta e do duplo –, como também os processos subjetivos da identidade e da alteridade dos indivíduos. Em contraposição ao «estado do espelho» de Lacan, emerge assim um «estado da sombra» que configura na presença carnal e no desaparecimento da figura nas artes a irrefutável e evanescente presença do corpo, sintomática da sua condição imaterial e psíquica.
VICTOR I. STOICHITA, romeno por nascimento, historiador de arte por Roma, doutor em Paris, é titular da cadeira de «História da arte moderna e contemporânea» da Universidade de Friburgo, Suíça. A sua formação multi-cultural e multilinguística desempenha um papel fundamental na consideração dos diversos procedimentos hermenêuticos e críticos que desenvolve. Os seus diversos livros e ensaios, dedicados à singularidade de temáticas centrais da arte ocidental, tem contribuído de forma decisiva para um método plural de análise da experiência visual. A história da arte, a filosofia e a antropologia concorrem para destacar dinâmicas de permanência e de transformação que constituem o mundo «contraditório» das imagens. É autor de A Instauração do Quadro (trad. pt. KKYM, 2019) O Efeito Pigmalião. Para uma antropologia histórica dos simulacros (trad. pt. KKYM, 2011) e, mais recentemente, L’Effet Sherlock Holmes. Variations du regard de Manet à Hitchcock (Hazan, 2015), entre outros títulos, traduzidos em diferentes línguas.
Informação adicional
| Artista / Autor | |
|---|---|
| Editor | KKYM |
| Novo / usado? | Novo |
| Etiquetas | KKYM, Stoichita |
| REF | VS sombra |
| Categoria | Livro |
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