Victor I. Stoichita
O Efeito Pigmalião

24,00 21,60 (incl IVA)
Victor I. STOICHITA, O Efeito Pigmalião. Para uma antropologia dos simulacros, trad. R. C. Botelho e R. P. Cabral, Lisboa, KKYM, 2011.

Descrição

A primeira obra de Victor I. Stoichita que se apresenta em português tem como ponto de partida o mito de Pigmalião, narrado por Ovídio nas Metamorfoses: um escultor cipriota fabrica uma estatueta pela qual se apaixona; os deuses concedem em animá-la; e, por fim, ela torna-se a sua mulher. Porém, a vida desta mulher é apenas uma construção imaginária, ela não deixa de ser uma boneca. Em subsequentes versões desta estória, o logro vem ao de cima e a estatueta regressa à sua condição inanimada para desespero do escultor.

Ao traçar o percurso deste personagem, que após Ovídio passará pelo Romance da Rosa, por Shakespeare, pelo repertório iconográfico da arte europeia, pela gravura, a fotografia, o cinema e, ainda, pela boneca Barbie, o autor circunscreve o tema do «simulacro» – considerando as páginas essenciais que Deleuze dedicou ao mesmo. O interesse pelo simulacro consiste em transgredir a lógica da representação, em arruinar a conformidade mimética existente entre modelo e cópia. Com efeito, o «simulacro» não representa, não é um duplo visual e inerte de um outro. O «simulacro» existe, é um corpo táctil e vivo, que se experiencia em carne e osso. Ou melhor, o «simulacro» é um objecto técnico-mágico-artístico que capta eficazmente o desejo e, em particular, a sua dimensão erótico-sexual. Todavia, enquanto artefacto, ele vive uma vida que confina com o logro e mesmo com a própria morte. É isto que o Vertigo de Hitchcock revela; para que Madeleine se confirme como o objeto de desejo de que Scott anda à procura, ela tem que ser vestida, calçada, penteada…, isto segundo uma dinâmica já bem estabelecida desde a Idade Média. Mas, conhece-se o desfecho: após Scott abraçar o objecto do seu desejo, perdê-lo-á para sempre.

 

Victor I. STOICHITA (n.1949), romeno pelo nascimento, historiador de arte por Roma, doutor por Paris, é titular da cadeira de “História da arte moderna e contemporânea” da Universidade de Friburgo, na Suíça. Os seus diversos ensaios têm considerado um amplo espectro de instrumentos teóricos na interpretação da arte e das imagens, tanto do passado como contemporânea, contribuindo de forma decisiva para identificar as dinâmicas de continuidade e de transformação próprias do mundo «contraditório» das imagens. É autor de Visionary Experience in the Golden Age of Spanish Art (1995), Breve História da Sombra (1997, trad. pt. 2014) e Instauração do Quadro (1999, trad. pt. 2019).

 

Informação adicional

Artista / Autor

Editor

KKYM

Categoria

Livro

Novo / usado?

Novo

Etiquetas ,
REF VS pigmaliao

Envio

Envio para: Portugal, Bélgica, Países Baixos, Irlanda, Dinamarca, Espanha, França, Áustria, Hungria, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Itália, Brasil, Canadá, Estados Unidos (US)

Vendedor

  • LOJA K
  • KKYM Lda
  • Rua Conselheiro Mendes Pinheiro, 43
    3140-265 Montemor-o-Velho
    Portugal
  • PT 509905250