Descrição
Tendo como denominador comum algumas obras de Domenico Ghirlandaio, a presente seleção de ensaios dá-nos conta do dinamismo do pensamento de Warburg, sempre aberto e em movimento, capaz de associar tanto o trabalho visual da pintura, o contexto sócio-político e a história familiar e pessoal, resgatadas dos arquivos e dos documentos, como de relacionar a cultura literária e o imaginário religioso e popular da época, reportadas a práticas coevas e antigas.
Assim, a Ninfa que irrompe no fresco da Capela Tornabuoni, a arte do retrato que atrai a antiguidade do «realismo», o testamento de Francisco Sassetti deixado aos seus filhos ou, ainda, o memorial que constitui o projeto da Capela Sassetti são temas de estudo que se entrelaçam ao longo de décadas para, no fim, ressurgirem sob a forma de uma ensaio de imagens, no que constitui, pela primeira vez, a antecipação do famoso Atlas Mnemósine e uma possível chave para a sua leitura. Neste trajecto de investigação interroga-se a fundo a imaginação visual do Renascimento florentino – a alegoria da Fortuna, as figuras votivas em cera, a arte viva do retrato, a tradição medieval, a irrupção do clássico, o sentimento religioso e o paganismo – ao mesmo tempo que se constroem alternativas à doxa da história da arte, em relação à qual, pontualmente, Warburg se insurge.
Por esta via, chega-se perto, muito perto mesmo, do trabalho de imaginação que as obras de Ghirlandaio compreendem, ou seja, à sua parte sobre-determinada, aos aspectos de intensidade e de pathos, frequentemente contraditórios, que informam a sua génese e sobrevivência histórica, aspectos de transformação e transmissão onde se enreda o desejo e o destino das próprias imagens.
Aby WARBURG (1866-1929), Historiador da arte e da cultura, judeu de sangue, hamburguês de coração e de alma florentina, fundou em Hamburgo a Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg, que acolheu Bing, Saxl, Cassirer e Panofsky, mais tarde transferida para Londres, em 1923, dando lugar ao Warburg Institut, instituição que Gombrich dirigirá durante décadas. Centrado no tema do influxo do paganismo na arte do Renascimento, Warburg cunhou as noções de fórmula-de-pathos, sobrevivência e polaridade, manifestando uma marcada atenção em relação ao tema da «empatia», no que este tem de formador e transformador. Ao alargar conceptual e metodologicamente o âmbito da investigação em arte – desde o seu seminal e fulgurante “O Nascimento de Vénus” e “A Primavera” de Sandro Botticelli –, inventou no seu tempo, e para o nosso tempo, um novo saber das imagens. Com efeito, Botticelli, Ghirlandaio, a Ninfa, os gestos, a caricatura, a psicologia dos estilos, a teoria da memória e a antropologia dos mitos, convergem para a constituição de uma nova história das imagens que rompe com os modelos cronológicos e evolutivos da tradição historiográfica, a favor de um pensamento sempre em devir, sempre nómada, atento ao anacronismo dos tempos e à heterogeneidade dos materiais que constituem a natureza impura e contraditória das imagens. Através do seu derradeiro projecto, Mnemósine, ou Atlas da Memória, regressa aos temas de investigação de toda uma vida, afirmando o carácter fundamentalmente aberto da história da cultura.
Informação adicional
| Artista / Autor | |
|---|---|
| Editor | KKYM |
| Categoria | Livro |
| Novo / usado? | Novo |
| Etiquetas | KKYM, Warburg |
| REF | AW ghirlandaio |
Envio
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