Victor I. Stoichita
A Instauração do Quadro

32,00 28,80 (incl IVA)
Victor I. STOICHITA, A Instauração do Quadro. Metapintura nos inícios dos tempos modernos, trad. R. P. Cabral, Lisboa, KKYM, 2019.

Descrição

Com a Reforma e a revolta iconoclasta, nos séculos XVI-XVII, no Norte da Europa forma-se uma nova concepção da imagem, não mais relacionada com uma função litúrgica, até então preponderante, mas com o seu modo de exibição espacial. Com particular inventividade, os pintores dedicam-se à exploração de novas possibilidades e limites, centradas no jogo da verdade e (ir)relevância da arte figurativa. Ao considerarem a natureza morta e o lugar do pintor, a espacialidade alegórica das Colecções e das Galerias de Amadores de Arte, mas também o limiar de janelas e portas, os limites das molduras e até o reverso do quadro – segundo uma operação que não é espontânea mas antes uma autêntica invenção -, a representação pictórica transforma-se na matéria da própria representação e o discurso metapictural cristaliza-se para instituir o quadro como meio por excelência da visualidade e da reflexão pictórica.

Neste ensaio, Victor I. Stoichita indaga assim os jogos de perspectiva, o confronto do quadro com aquilo que representa, a amplificação da representação através dos espelhos, a integração das margens e a montagem de imagens, mas também a autorrepresentação do pintor, a exibição do Gabinete do Colecionador, a representação do quadro dentro do quadro e, por fim, a inédita figura do seu reverso, deste modo assinalado a crise e a condição crítica da pintura moderna.

Compreendendo na sua análise artistas tão relevantes como Velázquez, Van Eyck, Caravaggio, Van der Weyden, Memling, Rubens, Michelangelo, Dürer, Poussin, Annibale Carracci, Picasso, Goya, Gijsbrechts, e os grandes teóricos da arte da pintura, este ensaio consagra o seu autor como um dos mais eminentes intérpretes da cultura pictórica ocidental.

VICTOR I. STOICHITA (n.1949), romeno por nascimento, historiador de arte por Roma, doutor em Paris, é titular da cadeira de «História da arte moderna e contemporânea» da Universidade de Friburgo, Suíça. A sua formação multicultural e multilinguística desempenha um papel fundamental na consideração dos diversos procedimentos hermenêuticos e críticos que desenvolve. Os seus diversos livros e ensaios, dedicados à singularidade de temáticas centrais da arte ocidental, tem contribuído de forma decisiva para um método plural de análise da experiência visual. A filosofia e a antropologia concorrem para destacar dinâmicas de permanência e de transformação que constituem o mundo «contraditório» das imagens. É autor de O Efeito Pigmalião (2008; KKYM, 2011), Breve História da Sombra (1997; KKYM, 2016), L’Image de l’autre. Noirs, Juifs, Musulmans ou Gitans, dans l’art occidental des temps modernes (2014), entre outros.

Informação adicional

Artista / Autor

Editor

KKYM

Categoria

Livro

Novo / usado?

Novo

Etiquetas ,
REF VS quadro

Envio

Envio para: Portugal, Dinamarca, Irlanda, Bélgica, Países Baixos, Grécia, Itália, Áustria, Hungria, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Brasil, Estados Unidos (US), Canadá

Vendedor

  • LOJA K
  • KKYM Lda
  • Rua Conselheiro Mendes Pinheiro, 43
    3140-265 Montemor-o-Velho
    Portugal
  • PT 509905250